Gravidez e Sono!


Em períodos de graviez é comum ter sono demais ou de menos. No primeiro trimestre normalmente ocorre muito sono na gravida devido as alterações hormonais, principalmente ligados à progesterona, hormônio responsável pela sonolência, em algumas mulheres este estado de sono persiste até o final da gravidez.

Sendo que próximo ao final da gestação quando a barriga esta maiorzinha, pela falta de posição ao deitar; por refluxo; pelo aumento de frequência urinária; ai o sono se torna espaçado e curto, ocorrendo muitas vezes a insônia na gravidez

Para não ficar estressada e cansada pela falta de sono na gravidez, procure ao longo do dia tirar um cochilo, de preferência uma hora após as refeições para que não ocorra refluxo. Evite o sofa, deite na cama em colchão firme e com a barriga virada para o lado esquerdo, nessa posição a circulação é melhor.

A pratica de yoga e a hidroginástica na gravidez com autorização médica ajuda a relaxar e além de tudo trabalha os músculos. Caso não tenha um fisioterapeuta peça para o marido fazer umas massagens de relaxamento. E procure evitar alimentos pesados e condimentados no jantar ou próximo a hora de dormir, como também bebidas a base de cafeína.

Pouco antes de ir dormir comece a se desligar de sua atividades cotidianas, veja um pouco de TV, leia um livro, escute músicas suaves, tudo isso num ambiente tranquilo e com pouca luz. Ah! um banho antes de dormir também pode ser relaxante. E mais uma dica coloque um travesseiro alto na cabeça e outro entre as pernas para dar um apoio. Se tiver com barrigão use algo embaixo dela para sustentar seu peso, ajuda a trazer conforto.

Ai é so ter uma boa noite de sono..!

0 comentários:

Postar um comentário

Quais os assuntos você gostaria de ver mais no blog?

  © Blog Vida Nossa