Dupla Certeira: Shampoo e Condicionador!

Bem que os tais famosos "shampoo e condicionador" poderiam entrar para o hall das duplas infalíveis, tipo Batman e Robin, arroz e feijão, confete e serpentina. É difícil pensar em um sem o outro, não é ? Ainda não existe nenhuma estatística, mas provavelmente os dois cosméticos são os mais utilizados pelas brasileiras no dia a dia. Agora você vaii conhecer um pouco das suas características e saber por que eles são grandes aliados da beleza feminina.

Um limpa, o outro hidrata.

Uma dobradinha certeira: enquanto o shampoo limpa, deixando as cutículas dos fios abertas, o condicionador hidrata e fecha as cutículas. Embora a associação dos dois seja benéfica para a maioria das pessoas, não necessariamente os produtos devem ser usados por todo mundo. Isso tem a ver, claro, com o tipo de cabelo. Existem cabelos que não precisam de condicionador, já que o produto causa oleosidade.

Para quem tem cabelo oleoso, ou quando usa o condicionar o cabelo fica oleoso, o ideal é lavar o couro cabeludo com um tipo de shampoo e o restante do cabelo com outro tipo. A técnica dá um excelente resultado. E o condicionador deve ser passado apenas nas pontas, nunca na raiz.

Pra cada pessoa um produto. Como escolher o produto certo?

Vários especialistas dizem que o primeiro passo é avaliar o grau de oleosidade do couro cabeludo e a textura do cabelo.

No mercado existe inúmeros e inúmeros tipos de produto, para cabelos oleosos, tingidos, alisados, quimicamente tratados etc. As matérias-primas mais utilizadas atualmente são o poliquaternio e cera de abelha, para os tingidos. Quem quer proteger contra radiação deve escolher os que contenham filtros UVA e UVB, além de extrato de folha de oliva.

Já a queratina hidrolisada, silicones e agentes catiônicos recuperam os fios danificados e ajudam no tratamento dos alisados. Os produtos naturais mais badalados do momento são os óleos de oliva, abacate e macadâmia. Os orgânicos não ficam de fora: têm conquistado uma legião de fãs preocupadas com a saúde. Elementos químicos como carbono, hidrogênio e enxofre também estão presentes em shampoos e condicionadores.

É bom alternar o shampoo ?

Uma das grandes duvidas é se devemos substituir o shampoo e o condicionador regularmente para o cabelo não "viciar". Minha cabeleireira sempre diz que "o cabelo natural não corre tanto esse risco. Agora, para os tratados quimicamente (que é meu caso), o ideal é ter dois tipos de shampoo para revezar e balancear. A pessoa pode escolher um mais neutro e outro com mais vitaminas.

O revezamento é importante porque cada linha de produto contém agentes específicos para reconstrução, nutrição, hidratação, força etc. Como o cabelo precisa de todos esses componentes, que normalmente estão em cosméticos diferentes, a alternância é fundamental.

Que a associação do shampoo com o condicionador é imbatível, ninguém duvida. Mas e quando os dois estão contidos no mesmo frasco? Para os especialistas, os produtos 2 em 1 não são muito adequados. "O ideal é evitar o uso porque o shampoo que contém condicionador, por aderir mais ao couro cabeludo, pode gerar oleosidade e, consequentemente, problemas capilares.

Os mais recomendados são as versões sem sal: "O sal é um agente que resseca. Quanto mais neutro o shampoo, melhor! E a proteção solar para os cabelos é fundamental, principalmente para os quimicamente tratados".

Para saber se os dois produtos estão prejudicando a sua saúde, observe sintomas como vermelhidão no couro cabeludo, coceira e aparecimento de escamação. Se for o caso, suspenda o uso e procure o auxílio de um dermatologista.

Então meninas, são essas as dicas de shampoos e condicionadores! Espero que tirem proveito delas, e tenham madeixas mais lindas do que já são! 
Beijos .. Beiijos ..!

3 comentários:

Anônimo,  1 de abril de 2011 às 19:34  

Tenho caspa e coceira na cabeça á anos e já usei MUITOS tipos de shampos e nunca consegui um que vale mesmo a pena. Os que tiram a coceiras não tem perfume e cabelo sem perfume é um crime ,já os cheiros dão mais caspa.

PollyQueiroz 4 de abril de 2011 às 06:26  

Houve um tempo em que eu usava duas linhas da SUAVE: Shampoo e condicionador Anticaspa e Shampoo e Condicionador liso intenso (ou algo assim).

Muitas vezes eu usava o Shampoo Anticaspa, e coçava suavemente o couro cabeludo, depois finalizava com o Condicionador da outra linha, ficava leve e macio. Outras vezes eu invertia...

Mas agora acabaram e compraram de outras marcas... qualquer dia compro Suave novamente... é tão em conta!

Sandy Lima 27 de abril de 2011 às 09:17  

Olha, isso pode ser algum tipo especifico de micose capilar, procure uma dermatologista é melhor do que você ficar acabando com seu cabelo com produtos insertos neh! Depois me conta se melhorou ok ..! --- Pollyana, as vezes o shampoo e condicionador anti-caspa pode fazer efeito contrário. Eu também já usei o condicionador Liso Intenso, e até que não foi tão ruim não! Mas fica uma dica - escolha sempre um produto compativel com seu tipo de cabelo, não adianta economizar e destruir suas madeixas neh ..! Beijo!

Postar um comentário

Quais os assuntos você gostaria de ver mais no blog?

  © Blog Vida Nossa