Estrias .. Celulite.. e Varizes .. Ain, ninguem merece ..!

 
COMO EVITAR ESTRIAS,VARIZES E CELULITE NA GRAVIDEZ


O corpo é o principal alvo das transformações durante a gravidez. A musculatura, os vasos sanguíneos, as articulações e os ossos, principalmente da bacia, tendem a alargar, preparando-se para abrir espaço para a passagem do bebê. O volume de sangue dobra, a qualidade da pele muda, a circulação sanguínea é acelerada e a linfática fica mais lenta. Tudo isso coordenado por alterações hormonais, protagonizadas pelo progesterona e pelo estrógeno, que quase triplicam na gestação. Cada mulher reage de uma maneira às mudanças hormonais. Algumas têm muitas estrias, outras sofrem com o inchaço etc. Entre os aspectos que interferem nessa reação estão o aumento de peso, a idade da gestante, a predisposição genética e o sedentarismo.

ESTRIAS
O rápido crescimento de alguns órgãos provoca o estiramento excessivo da pele, algumas vezes além de sua capacidade normal. É quando são formadas as cicatrizes chamadas estrias. Na gestação, elas são favorecidas pela fragilidade das fibras de colágeno e elastina, que têm sua composição química modificada durante a gravidez, contribuindo para o rompimento da pele. Essas marcas podem aparecer nos glúteos e nas coxas, mas são mais comuns nos seios e no abdome, por causa do aumento do volume. A barriga aumenta até 10 vezes, e as estrias costumam surgir nos últimos três meses. No caso dos seios, que podem quadruplicar de tamanho, as estrias surgem no terceiro mês ou durante a amamentação, quando eles continuam crescendo. A hereditariedade pesa bastante para o surgimento das estrias, mas o mais importante para evitá-las é controlar o peso e cuidar da pele.

COMO PREVENIR
- Passar durante o banho, óleo corporal, que impede a perda da umidade da pele.
- Usar hidratante duas vezes por dia na barriga, glúteos, coxas e seios (menos nos mamilos, que devem ficar espessos e resistentes para prevenir rachaduras durante a amamentação). Entre os mais poderosos estão os hidratantes à base de óleo de amêndoas, semente de uva, abacate ou macadâmia.
- Usar sutiãs com alças e bojo reforçados, que dão sustentação aos seios.
- Controlar o peso, procurando engordar no máximo 12 quilos até o final da gestação.
- Reduzir o inchaço, que também obriga a pele a se esticar, fazendo duas vezes por semana drenagem linfática ou dermotonia, feita com um aparelho que faz uma massagem local, ajudando a melhorar a circulação e o tônus muscular.

COMO TRATAR
Finalizada a fase de amamentação, pode-se avaliar qual técnica adotar para reduzir os sinais adquiridos. Aplicações de laser, peelings químicos (o mais moderno é à base de resorcinol) ou microdermoabrasão (aparelho que faz uma leve escoriação na pele e incentiva o aparecimento de novas fibras elásticas) não garantem a eliminação total das estrias, mas amenizam bastante o problema.

VARIZES
A duplicação do volume de sangue, a diminuição do retorno venoso e o aumento do calibre das veias contribuem para o aparecimento de varizes. E, dentre os fatores que as desencadeiam, a hereditariedade é predominante. Portanto, gestantes que per-tencem a famílias com fragilidade vascular, que costumam sentir pés e pernas pesados no final do dia ou que têm vasinhos vermelhos dilatados no rosto devem tomar mais cuidado. As varizes costumam aparecer entre o sexto e o sétimo mês, mas as medidas preventivas precisam ser tomadas desde o começo.

COMO PREVENIR
- Fazer exercícios leves três vezes por semana, estimulando o fortalecimento da musculatura, que pressiona as veias e ajuda no retorno venoso.
- Evitar sapatos de salto alto e qualquer roupa apertada, principalmente calcinhas e meias três-quartos, que dificultam a circulação sangüínea.
- Durante o dia, tentar não ficar mais de uma hora na mesma posição e fazer um intervalo de cinco minutos para caminhar ou apenas se movimentar na cadeira.
- Usar meia-calça de compressão, especial para gestante, para evitar o acúmulo de sangue nas extremidades.
- Tentar dormir com pés elevados, para facilitar o retorno venoso, e virada para a lateral esquerda, para não comprimir a veia cava, o que ocasionaria a circulação do sangue mais lenta.
- Reduzir a quantidade de sal na alimentação e consultar o médico sobre a possibilidade de incluir nas refeições o gengibre, que ativa a circulação.

COMO TRATAR
Depois da gravidez, vasos dilatados ou microvarizes podem ser eliminados com a escleroterapia, que, por meio de substâncias injetáveis, "seca" os vasos.

CELULITE E INCHAÇO
A circulação sangüínea e a linfática superficial tornam-se mais lentas, favorecendo o acúmulo de toxinas e evidenciando a celulite que já existe. O inchaço nas pernas, ainda mais intenso na gestação, contribui para acentuar essas marcas, que voltam ao normal depois da gestação.

COMO PREVENIR
A principal medida é conciliar atividade física aeróbica de baixo impacto, como caminhar ou nadar, com massagens ou drenagem linfática, duas vezes por semana. Isso ativa a circulação, elimina toxinas, diminui o inchaço e controla o aumento do peso. É bom também evitar uma alimentação rica em gorduras, condimentos e sal, que favorecem a retenção de líquido.

COMO TRATAR
Se a celulite não regredir depois da gestação, podem ser indicados tratamentos de acordo com a intensidade do problema. Veja alguns deles: a isometria, corrente elétrica que dissolve os nódulos; a intradermoterapia, técnica médica que aplica substâncias como a gingko biloba em locais estratégicos para queimar gordura localizada e homogeneizar o tecido; e, em casos mais avançados de celulite, a indicação pode ser a subcisão, uma microcirurgia que ajuda a reduzir o problema.

0 comentários:

Postar um comentário

Quais os assuntos você gostaria de ver mais no blog?

  © Blog Vida Nossa