Argiloterapia! Conheça o poder e os beneficio da lama!

Conhecida desde a Antiguidade, quando era utilizada para ajudar a embalsamar múmias, e depois adotada como auxiliar na medicina por seu poder cicatrizante e regenerador, a argila há algum tempo foi (re)descoberta também pelos profissionais de beleza e passou a ser utilizada para fins estéticos, através de máscaras faciais, corporais e capilares conhecidas como argiloterapia.

Além de acumular minerais como ferro, manganês, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo e potássio, a argila possui em sua composição o silício - segundo elemento mais abundante na natureza, cuja carência no organismo produz uma desestruturação do tecido conjuntivo, trazendo sinais de envelhecimento.

Mesmo tendo propriedades diferentes de acordo com a composição, os diferentes tipos de argila costumam ser absorventes, antioxidantes, calmantes, analgésicos, cicatrizantes e descongestionantes. Somando-se a isso o fato de agir rapidamente e ser de baixo custo, a argila torna-se ideal para vários tipos de tratamento de pele que exijam rápida cicatrização e eliminação de toxinas, por exemplo.

Como a argila tem propriedades diferentes, no Brasil as argilas de uso estético mais comuns são a verde (para a pele desvitalizada) e a branca (para controlar a oleosidade excessiva). Tratamentos com argila são excelentes, pois não possuem químicos, e assim não tem contra-indicações, sendo indicados até mesmo para adolescentes e grávidas. 

Composição de cada uma: 

Argila Verde: rica em silício e diversos oligoelementos. Desinfiltra o interstício celular, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Efeitos: desintoxicante e adstringente 
Argila Branca: rica em silício e alumínio e diversos oligoelementos. Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Efeito: revitalizador.

A argila verde promove esfoliação suave, é desintoxicante e adstringente. A branca promove oxigenação de áreas congestionadas e tem efeito revitalizador. Já a cinza é anti-inflamatória e cicatrizante. Na cor vermelha, a argila regula a microcirculação cutânea e é recomendada para peles sensíveis. A argila amarela tem efeito tensor e ativador da circulação, é adstringente e desintoxicante.

Existem ainda as argilas de cor marrom e preta, mais raras pelo alto teor de silício. Ambos ativam a circulação e são desintoxicantes, mas enquanto a argila marrom tem um efeito tendendo para a revitalização e funções adstringentes, a preta trabalha mais na renovação celular, sendo anti-inflamatória.

A argila é como uma esponja, absorve os excessos e tem função de equilibrar o organismo.Ela é indicada em casos de ressecamento, mas para oleosidade também. É ótima para exfoliação leve, dores musculares e até celulite! (preciso de um tratamento desse).

E para as madeixas pode ou não? É claro que pode! A argiloterapia também é indicada para cabelos, especialmente os que precisem de tonificação, estimulação do couro cabeludo e limpeza. O tratamento controla a oleosidade excessiva e a queda dos fios. Quando aplicada na raiz dos cabelos, a argila faz uma espécie de 'peeling capilar', removendo as células mortas e ativando a circulação do couro cabeludo. Além disso, absorve as impurezas e resíduos e ainda tem ação regeneradora.

Por ser rica em sais minerais, a argila pode ser utilizada para os casos de caspa, seborréia e queda, devido a sua ação cicatrizante e por promover o equilíbrio das funções orgânicas. As argilas mais utilizadas nos tratamentos capilares são a verde e a preta, já que ambas possuem ação adstringente, tonificante e estimulante. A primeira é indicada para fios normais ou com oleosidade controlada, já a segunda age na raiz com oleosidade excessiva e pode até tratar alguns casos de alopecia e de queda.

A argiloterapia varia de preço entre R$100,00 (tratamentos mais básicos) até R$300,00 (tratamentos mais completos).

Então meninas, o que vocês acharam sobre esse tratamento estético..? Completo ele neêh; rosto, corpo e cabelo. Vocês fariam? Eu particularmente adorei -- tudo que preciso .. rsrs!

Beiijos .. Beiijos!

0 comentários:

Postar um comentário

Quais os assuntos você gostaria de ver mais no blog?

  © Blog Vida Nossa